Satélites

Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste e podem ser classificados como naturais ou artificiaisNeste texto, iremos abordar com maior profundidade, somente os satélites artificiais.

Encontramos este vídeo de um projeto de alunos da UNESP sobre os satélites para você:

Satélites Artificiais

Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.

Entre os satélites artificiais, podemos dividi-los em tipos, como:

  • Satélites de comunicação (os mais numerosos);
  • Satélites de televisão;
  • Satélites científicos;
  • Satélites meteorológicos;
  • Satélites de sensoriamento remoto de recursos terrestres;
  • Satélites de uso militar.

Criação dos satélites artificiais

O físico inglês do século XVII Isaac Newton foi quem idealizou a possibilidade do lançamento de objetos que pudessem permanecer em órbita ao redor da Terra. Ele imaginou que, da mesma forma que a Lua orbita a Terra, também seria possível fazer com que objetos quaisquer pudessem orbitar nosso planeta.

Se um objeto é lançado horizontalmente do alto de uma montanha, ele descreve uma trajetória curva até tocar o solo. Aumentando-se a velocidade de lançamento, a distância horizontal percorrida pelo objeto também aumenta. Newton pensou que, se o objeto fosse lançado em uma determinada velocidade, ele descreveria uma trajetória circular ao redor de todo o globo terrestre e voltaria ao ponto do lançamento sem tocar no solo.

Lançando um satélite

Para serem lançados, os satélites artificiais são levados até a altura desejada a bordo de um ônibus espacial ou acoplados a um foguete. Ao atingir a altura desejada, o satélite é acelerado até que atinja a velocidade necessária para manter-se em órbita. Os satélites ocupam posições ao redor da Terra onde não existe atrito com o ar, o que garante que não haja perda de energia cinética. Com isso, o satélite mantém o movimento por inércia.

O primeiro satélite artificial

O primeiro satélite foi posto em órbita pela União Soviética em 1957. O Sputnik I tinha massa de aproximadamente 83 kg e não possuía uma função específica, apenas transmitia um sinal que podia ser percebido como um “beep” por meio de um rádio.

O Sputnick foi o primeiro satélite colocado em órbita.

JÚNIOR, Joab Silas da Silva. “Satélites artificiais”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/satelites-artificiais.htm. Acesso em 03 de outubro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda no chat
Enviar via WhatsApp