Fibra Óptica
As fibras ópticas são filamentos transparentes capazes de refletir a luz por diversas vezes em seu interior. Para ilustrar melhor o assunto, separamos para você um vídeo do canal ClickCiência UFSCar:
Além do vídeo...
As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz. As fibras ópticas são geralmente muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6 m), mas podem ter vários quilômetros de comprimento. Fibras ópticas têm diversas aplicações, sendo a transmissão de dados uma das mais comuns.
Física da fibra óptica
As fibras ópticas são formadas por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. O fenômeno físico que permite a utilização das fibras ópticas é a reflexão interna total da luz.
Para que ocorra a sua reflexão interna total, a luz é emitida para o interior do núcleo da fibra óptica em um ângulo mínimo de incidência, chamado de ângulo limite (também chamado de ângulo crítico), medido em relação à interface entre o núcleo e seu revestimento. Tal ângulo permite que a luz sofra sucessivas reflexões internas no interior da fibra óptica sem que ela escape de lá.
Dessa forma, a luz pode ser propagada por longas distâncias, com perdas mínimas em sua intensidade, além de acompanhar o formato em que os cabos de fibra óptica estão dispostos.
Pra que serve?
- Transmissão de dados: As fibras ópticas podem ser usadas para transmitir dados de internet, telefone, televisão, redes, rádio etc.
- Obtenção de imagens: As fibras ópticas podem ser usadas para obter imagens de lugares de difícil acesso, uma vez que a luz pode ser refletida em seu interior por grandes distâncias.
- Sensores: Por meio das fibras ópticas, é possível construir uma grande variedade de sensores capazes de variações sensíveis de temperatura, pequenas deformações em sólidos, frequências de luz, polarização da luz etc.
Vantagens
- Velocidade de transmissão
- Resistência a interferências eletromagnéticas
- Baixa atenuação de sinal
- Custo
- Vida útil
- Espaço
Desvantagens
- Aplicação
- Fragilidade
- Distância
Conexão de internet por fibra óptica
As fibras ópticas podem ser usadas para transmitir dados de internet, sua velocidade ao passar os dados não poderia ser diferente neste caso, a fibra óptica vem tornando a internet fixa muito mais rápida no Brasil, trazendo uma série de vantagens.
A velocidade de transmissão de dados por fibra óptica pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. Essa tecnologia permite carregar a informação digital ao longo de grandes distâncias. São transportados, em média, de 109 a 1010 bits por segundo, o que dá uma velocidade de cerca de 40 Gbps. Tudo isso torna a fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
Vantagens da fibra óptica na conexão com internet
Pela velocidade, volume e qualidade na transmissão, a fibra óptica é uma tecnologia que oferece alta performance a conexões de internet, levando o que há de mais avançado para o consumidor. Entenda, a seguir, as vantagens da internet fibra
- Planos de internet melhores
- Maior largura de banda larga
- Maior área de cobertura de sinal
- Maior resistência
- Menor espaço de instalação
- Maior facilidade de instalação
HELERBROCK, Rafael. “Fibra óptica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fibra-optica.htm. Acesso em 03 de outubro de 2022.
“O que é internet via fibra óptica?”; Intelbras. Disponível em: https://blog.intelbras.com.br/o-que-e-internet-via-fibra-optica. Acesso em 04 de outubro de 2022.