Brinquedos Tecnológicos

Não tem como evitar, a tecnologia trouxe diversas mudanças para nossa rotina e vida atual, o que impacta também o dia a dia das crianças. Se há alguns anos brincar na rua, praticar esportes e compartilhar brinquedos com os amigos era comum na rotina de crianças, hoje, além dos brinquedos, também a tecnologia está presente nas atividades diárias dos pequenos.

Neste vídeo do canal TechZone no youtube, você pode encontrar 10 exemplos de brinquedos ligados com a tecnologia que fazem sucesso com a criançada:

Uma boa forma de equilibrar brincadeira e tecnologia é por meio de brinquedos tecnológicos. Esses brinquedos geralmente têm propostas educativas e são interativos, sendo mais ou menos complexos conforme a idade recomendada.

Segundo recomendações do INMETRO, brinquedos com estímulos aos sentidos, como visão e audição, já podem ser utilizados por bebês de colo ou com até um ano e meio. Entre 18 e 36 meses, já é possível dar à criança brinquedos que também estimulem habilidades psicomotoras, por exemplo, reconhecendo e repetindo palavras, sons e correlacionando cores e formatos.

A partir dos três anos de idade, a criança já pode ter um acesso mais direto a aparelhos tecnológicos em si, como laptops infantis ou brinquedos que despertem a imaginação e a criatividade. E, assim, oferecer opções mais complexas conforme a idade da criança.

Vantagens dos brinquedos tecnológicos

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico
  • Resolução de problemas e tomada de decisão
  • Desenvolvimento motor e neurológico
  • Estímulo da imaginação e criatividade

Tipos de brinquedos para cada idade

  • 0 a 5 meses – Ao longo dos primeiros meses de vida, o bebê reage a sons e leva tudo à boca, sendo assim, o ideal são os brinquedos que emitem sons leves e superfície lisa.
  • 6 meses a 1 ano –  Para estimular o bebê que já levanta e tem pescoço firme, brinquedos que emitem sons a partir de comandos como apertar e empurrar são recomendados.
  • 1 a 2 anos – É nessa fase que a criança começa a imitar o adulto e desenvolver a fala. Escolha brinquedos que estimulem a repetição de palavras e sons, como os que simulam vozes de animais.
  • 2 a 3 anos – Nesse período, as crianças desenvolvem a linguagem e passam a reconhecer cores e formatos. Aposte em brinquedos musicais com bastante cor e desenhos.
  • 3 a 4 anos – Como é nessa fase que a criança começa a compreender relações de causalidade e a desenvolver o raciocínio, os laptops infantis são uma boa opção.
  • 4 a 6 anos – É o período correto para apostar em brinquedos que estimulam a imaginação e a criatividade, que estão se desenvolvendo. Instrumentos musicais e robôs simples são alguns exemplos.
  • Acima de 6 anos – É hora de investir em brinquedos que colaboram com o desenvolvimento do raciocínio lógico. Vídeo games e jogos eletrônicos funcionam bem.

Apresentar brinquedos tecnológicos e integrar esses objetos às brincadeiras das crianças pode influenciar diretamente o desenvolvimento infantil durante processos que vão desde a alfabetização, escrita, e até mesmo as questões sobre interação social.

“Brinquedos tecnológicos e o desenvolvimento das crianças
direitos reservados”; A Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/bumerang-brinquedos/brinquedos-tecnologicos-e-o-desenvolvimento-das-criancas. Acesso em 04 de outubro de 2022.

“Dia das crianças: brinquedos tecnológicos aliados ao aprendizado”; Dialogando. Disponível em: https://www.dialogando.com.br/educacao/brinquedos-tecnologicos-na-aprendizagem-infantil. Acesso em 04 de outubro de 2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda no chat
Enviar via WhatsApp