Introdução
Parabéns pela aquisição da sua Orange One n1.0, uma das melhores plataformas de desenvolvimento do mercado, e neste tutorial iremos te auxiliar na instalação dos programas e drivers necessários para a utilização da sua placa Orange One.
Para que possa iniciar a utilização da plataforma, é necessário cumprir dois requisitos, primeiro você deve ter a IDE do Arduino instalada em seu computador, depois disso você deve baixar e instalar o Driver USB na sua placa Orange One em seu computador, para que a placa seja reconhecida pelo sistema operacional, o procedimento de instalação destes componentes serão abordados a seguir.
Conteúdo:
- Download do arquivo de instalação da IDE;
- Instalação IDE Arduino;
- Download e instalação do driver USB;
- Carregando seu primeiro programa.
Então vamos começar instalando a IDE do Arduino em seu computador, se você já possui essa IDE instalada pule direto para o passo 3.
1. Download do arquivo de instalação da IDE
Primeiro baixe o arquivo de instalação acessando este link: Download IDE Arduino.
Acesse a página e clique no link respectivo a versão do seu sistema operacional. Neste tutorial utilizaremos o link e realizaremos a instalação com base no sistema operacional Windows, esse arquivo funciona para qualquer versão igual ou superior ao Windows 7.
2. Instalação da IDE Arduino
Após o download do arquivo de instalação, abra-o clicando duas vezes sobre ele.
Irá abrir uma janela com o assistente de instalação da IDE, a primeira tela contém o contrato de licença clique em I Agree para prosseguir com o processo de instalação.
Após aceitação dos termos de licença você terá que selecionar os componentes os Arduino a serem instalados em sua máquina, também não iremos mudar nada por aqui, então continue com o processo de instalação clicando em Next >.
Clique em Install para iniciar a instalação.
Após o termino da instalação clique em Close e pronto você já tem a IDE instalada em seu computador, agora falta pouco para você poder utilizar a sua placa Orange One.
3. Download e instalação do Driver
Após a instalação da IDE iremos realizar a instalação do driver USB da sua placa, este driver é necessário para que o sistema operacional reconheça a placa Orange One na porta USB, se você possui outro sistema operacional ou versões anteriores do Windowns provavelmente este driver não está instalado em sua máquina.
Antes de começar o processo de instalação é interessante verificar se este driver já esta instalada em seu computador. Para isto plugue sua placa em uma das portas USB do seu computador e vá em Painel de controle > Sistema e abra o Gerenciador de Dispositivos, Caso o driver já esteja instalado em seu computador, ele aparecerá no gerenciador de dispositivos como na imagem abaixo, caso ele não esteja instalado, ele irá mostrar um ponto de interrogação.
Para o caso do driver não estar instalando em seu computador, faça o download do driver neste link: Download Driver FTDI USB.
Este link te redireciona para o site do fabricante do CHIP que faz a interface USB da plataforma, para baixar o driver clique no link do instalador considerando a versão do seu sistema operacional, neste tutorial abordaremos o procedimento de instalação no sistema operacional Windows e para isso executaremos o download clicando no link ilustrado na figura abaixo.
Após o download, extraia o aquivo para um local onde possa ser encontrado com facilidade, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo extraído e depois clique em executar como administrador para iniciar o Setup, execute o processo de instalação com a utilização da janela de assistente que irá abir.
Depois de instalar o driver sua plataforma será reconhecida normalmente pela IDE do Arduino e pronto! agora você já pode começar a programar sua plataforma.
4. Carregando seu primeiro programa
Agora é hora de “colocar a mão na massa”, vamos descarregar nosso primeiro programa, o intuito deste primeiro programa é apenas fazer com que o LED da placa Orange One pisque, é um programa simples porém com ele você poderá verificar se seus softwares e drivers estão funcionando corretamente, e também se habitua com a IDE Arduino, então vamos lá!!!
Comece encontrando e abrindo o software Arduino, e conecte sua placa Orange One na porta USB do computador, se o Driver da sua placa estiver OK, deve aparecer uma porta de comunicação em Ferramentas > Porta, selecione a porta em que estiver sua placa Orange One, se apenas ela estiver plugada em suas portas USB apenas ela aprecerá como opção.
A IDE Arduino foi criada para suportar uma diversidade de placas, a Orange One é uma placa desenvolvida a partir da placa Arduino Uno, sendo totalmente compatível em questão de software também, dessa forma devemos selecionar como a placa a placa: “Arduino/ Geniono Uno”.
Agora apague tudo que estiver na tela de digitação do código e copie e cole o código a seguir:
int led_placa = 13;//cria uma variavel para armazenar o pino que será utilizado para acender o led
void setup() {
pinMode(led_placa, OUTPUT);//define o pino 13 como saída digital
}
void loop() {
digitalWrite(led_placa, HIGH);//liga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
digitalWrite(led_placa, LOW);//desliga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
}
Agora vamos carregar nosso programa para a placa, para isso clique em carregar.
Espere o processo de carregamento monitorando-o na parte de baixo da IDE, quando o processo de carregamento for finalizado deverá aparecer a palavra “CARREGADO” na janela inferior.
Agora vamos ver o resultado?
Caso nenhum erro tenha sido gerado durante o carregamento, este deverá ser o resultado final do carregamento, o LED com a indicação “L” em nossa placa deverá piscar com um intervalo de 1 segundo, com a cor verde.
Desvendando o código
Agora uma explicação sobre o código carregado na Orange One, vamos acompanhar o código por seção, dessa forma você saberá o significado de algumas funções do software.
Vamos começar pelas declarações de variáveis, neste caso a única que utilizaremos é a própria variável que armazena o valor do pino que será utilizado para ligar o LED, o pino 13, que por sua vez, além de possibilitar a conexão de um LED “externo” através do pino de conexão de número 13, também é ligado a um LED interno.
Agora vamos para o void setup(), está função é chamda apenas uma vez durante o ciclo de programa, apenas durante a inicialização ou reset da placa, desta forma está função é utilizada para inicialização de variáveis, inicialização, de bibliotecas que possam fazer parte do programa e definição dos pinos da Orange One. O código incorporado ao nosso void setup() faz com que o pino 13 antes atribuído a variável led_placa seja inicializado como uma saída.
void setup() {
pinMode(led_placa, OUTPUT);
//define o pino 13 como saída digital
}
Nosso próximo trecho de código é exatamente onde sua “lógica” é implementada e fica se repetindo, o nome desta função é void loop() e todo o código inserido ali dentro se repete continuamente. Dentro do void loop() nós implementamos funções como digitalWrite(), está função recebe como parâmetro uma saída digital e separado por uma vírgula o estado para o qual você quer que ela mude no nosso exemplo (led_placa, HIGH) altera a saída 13 para o estado “ligado”. Já a função delay(), recebe como parâmetro uma unidade de tempo em milissegundos (segundo x 1000), e dá uma “pausa” no programa equivalente a este tempo, em nosso caso utilizamos 1000, para sar uma pausa entre ligamento e desligamento do LED de 1 segundo.
void loop() {
digitalWrite(led_placa, HIGH);//liga o led presente na placa
}
delay(1000);//espera 1 segundo
digitalWrite(led_placa, LOW);//desliga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
}
E por aqui finalizamos este tutorial, Obrigado por acompanha-lo!!!