Parabéns pela aquisição da sua Orange One v1.0, uma das melhores plataformas de desenvolvimento do mercado, e neste tutorial iremos te auxiliar na instalação dos programas e drivers necessários para a utilização da sua placa Orange One.

Para que possa iniciar a utilização da plataforma, é necessário cumprir dois requisitos, primeiro você deve ter a IDE do Arduíno instalada em seu computador, depois disso você deve baixar e instalar o Driver USB da sua placa Orange One em seu computador, para que a placa seja reconhecida pelo sistema operacional, o procedimento de instalação destes componentes serão abordados a seguir.

 Conteúdo:

  1. Download do arquivo de instalação da IDE.
  2. Instalação IDE Arduíno.
  3. Download e instalação do driver USB.
  4. Carregando seu primeiro programa.

Então vamos começar instalando a IDE do Arduíno em seu computador, se você já possui essa IDE instalada pule direto para o passo 3.

1. Download do arquivo de Instalação da IDE.       

Primeiro baixe o arquivo de instalação acessando este link: Download IDE Arduíno.

Acesse a página e clique no link respectivo a versão do seu sistema operacional, neste tutorial utilizaremos o link e realizaremos a instalação com base no sistema operacional Windows, esse arquivo funciona para qualquer versão igual ou superior ao XP.

 

2.  Instalação da IDE Arduíno.  

Após o download do arquivo de instalação, abra-o clicando duas vezes sobre ele.

Irá abrir uma janela com o assistente de instalação da IDE, a primeira tela contém o contrato de licença clique em I Agree para prosseguir com o processo de instalação.                                

 

Após aceitação dos termos de licença você terá que selecionar os componentes do Arduíno a serem instalados em sua máquina, também não iremos mudar nada por aqui, então continue com o processo de instalação clicando em Next >.       

Clique em Install para iniciar a instalação.                                                         

 

Após o termino da instalação clique em close e pronto você já tem a IDE instalada em seu computador, agora falta pouco para você poder utilizar a sua placa Orange One.          

 

3. Download e instalação do Driver. 

Após a realização da instalação da IDE iremos realizar a instalação do driver USB da sua placa, este driver é necessário para que o sistema operacional reconheça a placa Orange One na porta USB, se você possui um sistema operacional Linux, Mac OS ou windows 10, pode ser que este driver já tenha vindo instalado, mas se você possui outro sistema operacional ou versões anteriores do Windows provavelmente este driver não está instalado em sua máquina.

Antes de começar o processo de instalação é interessante verificar se este driver já esta instalado em seu computador. Para isto plugue sua placa em uma das portas USB do seu computador e vá em Painel de controle > Sistema e abra o Gerenciador de Dispositivos, caso o driver já esteja instalado em seu computador, ele aparecerá no gerenciador de dispositivos como na imagem abaixo, caso ele não esteja instalado, ele irá mostrar um ponto de interrogação.

Para o caso do driver não estar instalado em seu computador, faça o download do driver neste link: Download Driver FTDI USB. 

Este link te direciona para o site do fabricante do CHIP que faz a interface USB da plataforma, para baixar o driver clique no link do instalador considerando a versão do seu sistema operacional, neste tutorial abordaremos o procedimento de instalação no sistema operacional Windows e para isso executaremos o download clicando no link ilustrado na figura abaixo.

Após o download extraia o arquivo para um local onde possa ser encontrado com facilidade, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo extraído e depois clique em executar como administrador para iniciar o Setup, execute o processo de instalação com a utilização da janela de assistente que irá abrir.

Depois de instalar o driver sua plataforma será reconhecida normalmente pela IDE do Arduíno e pronto! agora você já pode começar a programar sua plataforma.      

 

4. Carregando seu primeiro programa

Agora é hora de “colocar a mão na massa”, vamos descarregar nosso primeiro programa, o intuito deste primeiro programa é apenas fazer com que o Led da placa Orange One pisque, é um programa simples porém com ele você poderá verificar se seus softwares e drivers estão funcionando corretamente, e também se habitua com a IDE Arduíno, então vamos lá!!!

Comece encontrando e abrindo o software Arduíno, e conecte sua placa Orange One na porta USB do computador, se o Driver da sua placa estiver OK, deve aparecer uma porta de comunicação em Ferramentas > Porta, selecione a porta em que estiver sua placa Orange One, se apenas ela estiver plugada em suas portas USB apenas ela aparecerá como opção.

A IDE Arduíno foi criada para suportar uma diversidade de placas, a Orange One é uma placa desenvolvida a partir da placa Arduíno Uno, sendo totalmente compatível em questão de software também, desse forma devemos selecionar como placa a placa: “Arduino/Genuino Uno”.

 

Agora apague tudo que estiver na tela de digitação do código e copie e cole o código a seguir:

int led_placa = 13;//cria uma variavel para armazenar o pino que será utilizado para acender o ledvoid setup() {pinMode(led_placa, OUTPUT);//define o pino 13 como saída digitalvoid loop() {digitalWrite(led_placa, HIGH);//liga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
digitalWrite(led_placa, LOW);//desliga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
}

Agora vamos carregar nosso programa para a placa, para isso clique em carregar

Espere o processo de carregamento monitorando-o na parte de baixo da IDE, quando o processo de carregamento for finalizado deverá aparecer a palavra “CARREGADO” na janela inferior

Agora vamos ver o resultado?

Caso nenhum erro tenha sido gerado durante o carregamento, este deverá ser o resultado ao final do carregamento, o Led com a indicação “L” em nossa placa deverá piscar com um intervalo de 1 segundo, com a cor verde.

turorial orange one led piscando

 

Desvendando o Código

Agora um explicação sobre o código carregado na Orange One, vamos acompanhar o código por seção, dessa forma você saberá o significado de algumas funções do software.

Vamos começar pelas declarações de variáveis, neste caso a única que utilizaremos é a própria variável que armazena o valor do pino que será utilizado para ligar o Led, o pino 13, que por sua vez, além de possibilitar a conexão de um Led “externo” através do pino de conexão de número 13, também é ligado a um Led interno.


Agora vamos para o void setup(), está função é chamada apenas uma vez durante o ciclo de programa, apenas durante a inicialização ou reset da placa, desta forma está função é utilizada para inicialização de variáveis, inicialização de bibliotecas que possam fazer parte do programa e definição dos pinos da Orange One. O código incorporado ao nosso void setup() faz com que o pino 13 antes atribuído a variável led_placa seja inicializado como uma saída.

void setup() {pinMode(led_placa, OUTPUT);//define o pino 13 como saída digital}

Nosso próximo trecho de código é exatamente onde sua “lógica” é implementada e fica se repetindo, o nome desta função é void loop() e todo o código inserido ali dentro se repete continuamente. Dentro do void loop() nós implementamos funções como digitalWrite(), está função recebe como parâmetro uma saída digital e separado por uma virgula o estado para o qual você quer que ela mude no nosso exemplo (led_placa, HIGH) altera a saída 13 para o estado “ligado”. Já a função delay(), recebe como parâmetro uma unidade de tempo em milissegundos (segundo x 1000), e dá uma “pausa” no programa equivalente a este tempo, em nosso caso utilizamos 1000, para dar uma pausa entre ligamento e desligamento do Led de 1 segundo.

void loop() {digitalWrite(led_placa, HIGH);//liga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo
digitalWrite(led_placa, LOW);//desliga o led presente na placa
delay(1000);//espera 1 segundo}

E por aqui finalizamos este tutorial, Obrigado por acompanha-lo!!!